segunda-feira, 16 de julho de 2012

Falando Grego na favela

Veguinaldo Rodrigues Filho - mais conhecido como Mestre Dinho - resolveu levar a história da Grécia antiga para as favelas. Seu objetivo era mostrar aos jovens alguns ensinamentos da filosofia para ajudá-los a enfrentar problemas cotidianos.Mas como falar de Sócrates e Platão no período noturno de uma esacola de Ensino Médio pública quando os alunos ja estão cansados - quase todos os dias trabalham durante o dia - e a Filosofia parece algo confuso e sem conexão com a realidade? "Uma boa Provocação estava logo ali do lado, um estádio de futebol", apostou Dinho.
Cientista social e filósofo formado na PUC, Mestre Dinho aprendeu, naquela favela, que a cultura clássica consegue ser absorvida por crianças e jovens desde que esse conhecimento tenha sentido prático em sua vida. Percussionista (daí vem o título de mestre), ele conduz projetos culturais em favelas, onde experimentou, por exemplo, a mistura do samba com ritimos tradicionais da Espanha.
Para ajudar na compreensão da Filosofia dos pensadores gregos, Dinho levou os estudantes para a sala de informática da escola. Fez que, navegando pela internet, viessem imagens dos estádios construidos na grécia e contou como eles eram utilizados. As festas religiosas em devoção aos deuses, abrigavam competições esportivas, teatro e poesia. Daí se ergueu uma ponte entre o estádio perto da favela e Atenas, numa viagem de cerca de 2.500 anos.
A noção Àgora, praça em que se tomava decisões politicas na Grécia, foi o pretexto para que os estudantes circulassem pelas redondezas e discutissem  o significado do espaço público. "Pode-se mostrar como os conceitos de cidadania nascem com as cidades gregas." Civitas é a tradução do grego polis e esta na raiz das palavras "cidade" e "cidadania". " Basta apanas olhar a paisagem da desigualdade para relacionar o que acontece hoje numa favela com os debates na Grécia sobre cidadania e justiça."
Fonte: Livro "Dez lições de Filosofia de Gilberto Dimenstein "

Nenhum comentário:

Postar um comentário