segunda-feira, 23 de julho de 2012

Platão e o mito da caverna

Em uma das passagens mais conhecidas de toda a historia da filosofia, Platão cria uma alegoria para mostar sua Teoria das Formas ou das Ideias. O mito da caverna faz parte do livro VII de A República, obra de maturidade do autor.
A República é um dialogo entre Sócrates e seus amigos, que apresentam o metodo dialetico de investigação filosofica. Por meio de aproximações sucessivas, o mestre discute a organização da sociedade, natureza da política, o papel da educação e a essência da justiça.
Sócrates conta que os homens estão acorrentados no fundo de uma caverna escura. Por trás deles, um fogo arde, irradiando uma luz que se projeta no fundo da caverna. Nas paredes podem ser vistas formas humanas se movendo. Os homens que estão no interior da caverna pensam que o veem é a realidade, mas veem apenas sua própria sombra. Pensam assim porque não conhecem outro mundo. Com essa alegoria, Platão compara a caverna ao mundo que vivemos, o que é o mundo da aparências.A luz da verdade (a Ideias ou as Formas) projeta sombras  (coisas sensíveis que tomamos por verdadeira). Estamos presos. No entanto, o filósofo é capaz de escalar o muro para contemplar a luz plena. Essa luz é o Ser, o BEM; é essa luz que ilumina o mundo inteligível(que pode se conhecer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário