quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MEC quer usar lacre eletrônico no Enem para evitar fraudes


Empresa deverá fornecer até 100 mil lacres; custo ultrapassará R$ 19 milhões

da redação | 29/08/2012 18h 19
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), abriu um processo de licitação para compra de lacres eletrônicos. O dispositivo de segurança será usado para lacrar os malotes com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o órgão, a contratação de empresa especializada será feita para evitar fraudes na distribuição das provas, desde a impressão na gráfica, até os locais de aplicação do exame.
De acordo com o Inep, não se sabe ainda se o lacre será usado este ano. Tudo irá depender do resultado do pregão e da licitação. Em seu funcionamento, o dispositivo terá um mecanismo que possibilitará o registro do horário do seu fechamento, no ambiente de produção, e do horário de abertura, no início da prova.

A empresa contratada deverá fornecer até 100 mil lacres eletrônicos, que poderão ser reutilizados até sete vezes. Os custos estimado para a realização do projeto é de R$ 19,93 milhões. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, além do Enem, o dispositivo também será usado para a aplicaçãoda Prova Brasil e do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
Fonte: site guia do estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário